• Contex Digital

05 dicas que podem ajudar os microempreendedores superarem a crise

A chegada da pandemia virou muitos negócios de cabeça pra baixo. Aquilo que era certeza, já não mais é. As ações que funcionavam, não dão mais resultado. Está sendo necessário mudar a forma de vender, de se comunicar, de atender o público, de se relacionar com o cliente.

Mesmo com os programas criados pelos governos Federal, Estadual e Municipais, os resultados da maioria das empresas tiveram expressiva redução, assim como o número de demissões aumentou. Ainda assim, é possível, com adaptações, manter o seu negócio vivo e buscar mudanças e melhorias que possam ajudar nesse momento de crise. Por mais crítica que esteja a situação, é preciso acreditar que ainda há solução. Confira cinco dicas que podem ajudar as microempresas a saírem da crise ainda respirando:


Reveja todo o seu planejamento

Não importa se você é microempreendedor individual, empresário individual ou grande empresário: sem planejamento, não há saída em momentos de crise. No planejamento estratégico, é preciso avaliar o que precisa seguir, o que pode ser ajustado e como é possível. O primeiro passo para montar uma estratégia de sucesso é conhecer todas as despesas, separar o que é fixo e o que é variável e ajustar o que for possível. O próximo passo é ajustar a produção, encontrar formas de manter a qualidade do serviço ou produto. como você pode valorizar o seu produto/serviço, estar em contato com o seu cliente e seguir faturando? É importante renegociar tudo o que for possível: contratos com fornecedores, dívidas, prazos, benefícios dos colaboradores. Faça antes que estejam em atraso.


Reorganize suas despesas

Conhecendo as despesas da empresa (que faz parte dos itens do novo planejamento) é hora de analisar como você pode diminui-las. Há coisas que são indispensáveis e que não é possível reduzir ou eliminar, portanto, devem ser pagas. Todas as demais, pense em possibilidades. Há alguma forma de economizar em impressões, luz, materiais de expediente? Que tal sugerir o uso de canecas individuais ao invés de copos descartáveis? Planeje – ainda mais – cada compra para fazer com que seu estoque gire o mais rápido possível (e se tiver coisas paradas, dê algum jeito de fazer elas circularem). Cuidando alguns detalhes na forma como você faz suas declarações é possível pagar menos impostos (relembre aqui). Como estão as suas tarifas bancárias? Vale tentar uma negociação! Analise tudo o que sua empresa tem de custos e busque alternativas.



Seja criativo e reinvente-se

O poder de adaptação e a criatividade são itens de grande valor para os empresários, especialmente neste momento. É preciso encontrar novas formas de vender o produto, mudar o produto, criar algo novo, realizar promoções e ações de relacionamento. É possível fazer delivery ou que o cliente busque no local? Tenho como oferecer um desconto imediato ou um voucher para a próxima compra? Como posso ficar mais próximo do meu cliente neste momento?

O que você pode fazer de diferente? Como pode ajudar o seu cliente neste momento? Pense nisso e encontre possibilidades. É preciso sair da caixa, desconstruir aquilo que antes era certeza e seguir em frente! Fique próximo, seja presente e reinvente-se!

Use as alternativas propostas pelo governo

Desde o início da pandemia diversos programas, possibilidades e exceções estão sendo liberados via decretos e leis. É possível suspender temporariamente os contratos de trabalho, reduzir o salário com parte sendo subsidiado pelo governo, receber financiamentos com exigências e condições diferenciadas, auxílio para alugues (em alguns municípios), adiar o pagamento de impostos do Simples Nacional e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

Na aba #INFOCORONAVÍRUS reunimos várias delas que podem ajudar neste momento. Confira clicando aqui.

Foque em soluções para o cliente

Em períodos de crise, é natural que haja uma redução no consumo. No entanto, aquilo que as pessoas precisam, elas seguirão comprando. Por isso, mais do que dizer o preço, mostre o valor. Explique porque o seu produto ou serviço é importante, como vai melhorar a vida do seu cliente, como pode ajuda-lo no dia a dia ou em uma situação específica. Desperto a necessidade! Há coisas que o seu cliente nem sabe que precisa ainda... Por isso, conte a ele! Aquilo que fizer a diferença pra ele, certamente seguirá sendo consumido.

Todas estas são dicas práticas que podem ser implementadas em qualquer momento nas empresas. Precisa trocar ideias sobre isso? Nossa equipe de consultoria e gestão pode ajuda-lo!

ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções