• Contex Digital

3 erros sobre finanças para você não cometer no seu negócio

Uma área financeira saudável e controlada é um ótimo passo no sucesso de gestão de um negócio. Finanças é aquilo que inclui todos os números (R$) da empresa: despesas, custos, investimentos, entradas, gastos de toda ordem. E como você cuida do dinheiro do seu negócio?

Separamos três erros comuns na gestão de uma empresa que podem dificultar esse processo, trazendo dicas para você não cometê-los.


Erro 1: NÃO ENTENDER DE NÚMEROS

Não estamos querendo dizer que você precisa ser um expert em cálculos. Aqui, o importante é você conseguir interpretá-los! Se o gestor/empresário/empreendedor não entende de números, como vai saber se está ganhando dinheiro? Ou perdendo? Como saber qual seu custo fixo? Da margem de lucro? Se pode investir ou expandir? Ter uma empresa significa querer ter resultados e ganhar dinheiro através do que entrega aos clientes (sejam produtos ou serviços). Entender os números é fundamental para gerenciar e planejar corretamente uma empresa. É extremamente necessário ter esse controle.

Erro 2: CONFUNDIR CAIXA COM LUCRO

Esse é um erro mais recorrente nas empresas que vende à vista, especialmente negócios menores, como mercados, salões de beleza e até prestadores de serviço. É importante saber que: uma parte do dinheiro que entra no caixa já está comprometido com o pagamento de fornecedores, funcionários e estrutura do negócio. E você só saberá o quanto isso representa fazendo contas! Lucro é o resultado que a sua empresa tem depois de pagar todas as contas!

Erro 3: COMBINAR DESPESAS PESSOAIS COM DESPESAS DA EMPRESA

Esse erro é muito comum com os empresários iniciantes. Por verem o dinheiro entrando no negócio, acabam usando-o para pagar as despesas pessoais. Isso gera falta de controle financeiro! É claro que o empresário precisa ser remunerado e, portanto, tem todo o direito de realizar saques para o seu uso pessoal. O problema é quando esse valor não é pré-determinado. Defina um valor de pró-labore e viva com ele. Use como base de cálculo os números de sua empresa e suas necessidades pessoais (se possível). Caso necessário, ajuste suas contas pessoais dentro deste valor para que a empresa não tenha comprometimentos de outras despesas. Quando ela tiver melhores resultados, você pode aumentar a sua retirada mensal - mas com planejamento!


Essas dicas foram úteis para você? Siga nos acompanhando pois nossa missão é ajudar empresários a terem mais resultados e saúde em seus negócios e vidas!


ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções