• Lucas Schnorr

5 dicas financeiras para seu negócio

Deixar o conforto de um emprego fixo, uma carreira planejada ou um concurso público para empreender é um ato desafiador, mas nem sempre tão simples quanto se parece. No começo, muitos empreendedores são verdadeiros “faz-tudo” do próprio negócio e, quando se deparam com a área financeira, as coisas se complicam um pouco.



  1. Tenha uma conta corrente da empresa Um dos fatores de insucesso das empresa está vinculado à confusão financeira realizada entre as contas pessoais do sócio e da empresa. Por isso, ao abrir seu negócio, tenha uma conta corrente para as receitas e despesas da empresa. Não misture as coisas.

  2. Descubra e anote todas as despesas fixas Muitas empresas são surpreendidas dia após dia com despesas que não lembravam que tinha que pagar. Além das despesas com juros e multa, os empresários talvez não estejam contando com aquela despesa para calcular o ponto de equilíbrio, por isso, vá à fundo e descubra todas as despesas fixas da sua empresa, incluindo elas no seu fluxo de caixa.

  3. Opte por pagamentos eletrônicos e faturas online Talvez você não conte mais com um Office-boy, mas caso ainda esteja fazendo os pagamentos numa agência bancária, busque por soluções online como os pagamentos através do Internet Banking. Além de economizar com Office-boy (caso ainda utilize), você também irá poupar despesas de deslocamento e estacionamento, bem como terá economizado um dos maiores bens de todos, o seu tempo.

  4. Tenha um conselheiro financeiro O empresário que não vem da área contábil ou administrativa encontra diariamente muitas dúvidas sobre as finanças de sua empresa, mas devido ao medo dos custos, só procura ajuda quando já é tarde demais. Não espere passar por dificuldades financeiras ou a receita fiscal bater na sua porta para ter um bom profissional para organizar seu plano de contas e te dar as coordenadas corretas para o sucesso. Acredite, você precisará dele.

  5. Falta ou sobra no seu caixa não é sinônimo de prejuízo ou lucro A lógica simples de que pouco estoque é resultado de muitas vendas é equivocada, pois ao analisar o Fluxo de Caixa de uma empresa fica evidente que o lucro depende de alguns fatores, como o total de entradas e saídas de seu capital. Utilize um sistema online para registrar, planejar e acompanhar todos os gastos da sua empresa em qualquer lugar e a qualquer momento.

E você? Qual é a dica dessa lista que você já usou e fez toda a diferença na sua empresa? Deixe sua experiência nos nossos comentários. Para acompanhar dicas para sua empresa,  siga-nos no Instagram ou curta nossa página no Facebook.

ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções