• Contex Digital

5 erros de gestão que podem quebrar sua empresa

Atualizado: 12 de Nov de 2019

A vida saudável de uma empresa precisa de planejamento, estratégia, organização e controles. O Brasil tem um alto índice de empresas que fecham a cada ano - algumas nos seus primeiros anos de atuação.

Mas, afinal, quais os erros que podem fazer uma empresa fechar? Elencamos alguns que estão entre os mais comuns. Ajustar estes erros e fazer certo, vai exigir um pouco de disciplina, organização e foco do empresário, mas são essenciais para o sucesso do negócio.




Confira 5 erros de gestão que podem quebrar sua empresa:

1. Não ter um plano de negócios

Talvez este seja um dos passos fundamentais ao abrir uma empresa ou tomar decisões estratégicas de expansão ou mudanças. A falta de um planejamento de negócios pode fazer você tomar decisões erradas tanto na parte financeira quanto a perda de tempo e gastar de energia naquilo que não dá resultado. Um plano de negócios bem organizado faz com que você entenda o seu projeto, saiba aonde quer chegar e como. Com isso, você toma mais conhecimento dele, com maior poder de análise de viabilidade.


2. Ignorar o fluxo de caixa

Um fluxo de caixa exige dedicação para que nenhuma informação se perca – nenhum gasto (por menor que seja) ou entrada deve ficar de fora! Sem lançar as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa não há como avaliar se o caixa do seu negócio está bem ou mal. Abrir mão de um fluxo de caixa com informações completas faz com que planejar o futuro da empresa seja praticamente uma aventura, afinal, sem saber exatamente onde está, é difícil saber como chegar onde se deseja.


3. Misturar gastos da empresa com gastos pessoais

Mesmo que você não tenha um sócio, seja micro ou grande empreendedor: separe as finanças da empresa dos gastos pessoais. Defina um valor mensal (pró-labore) que você pode retirar da conta da empresa e organize suas despesas pessoais dentro deste. Não confunda pró-labore com o lucro da empresa. Tenha uma conta Pessoa Física e uma conta para sua Pessoa Jurídica. Se você usar tudo do mesmo local, pode pensar que tem dinheiro para fazer uma compra pessoal e gastar aquele que seria o valor para um possível investimento ou o que seguraria a sua empresa em um momento de baixa lucratividade, por exemplo.


4. Tomar decisões sem planejamento e conhecimento dos riscos

Especialmente quando o negócio está indo bem, a euforia pode fazer o empresário “meter os pés pelas mãos”. Ao se empolgar com uma possibilidade de expansão ou de crescimento, uma decisão precipitada com falta de planejamento pode gerar prejuízos enormes e dificuldades que se arrastem por um tempo. Algumas vezes, buscar uma consultoria pode ajudar a decidir o melhor caminho a seguir e garantir a expansão sustentável do negócio.

5. Não estabelecer metas aos colaboradores

Ter as metas traçadas e claras aos gestores e colaboradores coloca todos como responsáveis pela empresa, tornando-a mais eficiente e competitiva. Metas são motivação ao ser humano e a realização delas gera sentimentos muito positivos. Você pode ser ousado sobre onde deseja chegar, mas é importante que os objetivos sejam alcançáveis. Dê treinamento, fale sobre os resultados, comemore cada etapa e recompense o comprometimento de todos. Vale lembrar que, mesmo que o seu negócio tem apenas uma pessoa (você), estabeleça metas.


Conta pra gente: como estão essas atitudes na sua empresa? Quais as principais dificuldades que você tem na gestão do seu negócio?





ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções