• Contex Digital

5 passos para formalizar o seu negócio

Ter a sua empresa devidamente registrada é existir no mundo corporativo, ter um nome e número que o identifique. Na verdade, é mais do que isso, é estar em acordo com a legislação, abrindo portas para conseguir parcerias, segurança para a pessoa física do empreendedor, acesso a serviços financeiros com taxas mais vantajosas e possibilidades de subsídios do poder público. Sem a formalização não é possível comprar de fornecedores atacadistas, por exemplo, que exigem a Pessoa Jurídica, ou vender para o setor público e também outras empresas. Importante: o potencial de crescimento da sua empresa aumenta bastante.

Formalizar o seu negócio é mais fácil do que você imagina! Você já pensou em formalizar o seu abrindo uma empresa de verdade? Confira cinco passos importantes para realizar esse procedimento:


01. Defina o nome empresarial

Talvez a parte mais fácil e não menos importante, seja a definição de um nome para a sua empresa. Pense em 3 (três) nomes empresariais e elenque eles por prioridade, pois caso algum deles não seja possível, você ainda terá outras duas opções na hora do registro.

TEMA DE CASA:

  • Escolher 3 (três) nomes para a empresa

02. Faça um planejamento e relacione as atividades e faturamento da sua empresa

Empresas que estão começando podem ser enquadradas em um dos 3 (três) regimes tributários existentes, quais sejam, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O que vai influenciar na escolha do regime tributário são as atividades da empresa e/ou o faturamento mensal dela. Por isso, o melhor profissional para ajudar com essa definição é o contador, mas é importante que você liste quais atividades pretende exercer com a empresa e qual será o faturamento estimado do seu negócio.


TEMA DE CASA:

  • Listar as atividades que a empresa irá exercer

  • Estimar o faturamento mensal da empresa


03. Defina o formato jurídico da empresa

Calma, parece difícil, mas nós vamos te ajudar com isso. Para escolhermos o melhor formato jurídico é importante você responder a seguinte pergunta: vai ter sócios ou não? Você não mais precisa ter um sócio somente para garantir que tenha responsabilidade limitada, pois o ordenamento jurídico brasileiro já criou uma alternativa para isso.

Atualmente, existem os seguintes formatos jurídicos:

- MEI: Microempreendedor individual

- EI: Empresário individual

- Sociedade unipessoal com responsabilidade limitada

- EIRELI

- Ltda.: Sociedade Limitada

- SA: Sociedade Anônima


TEMA DE CASA:

  • Definir se terá sócio ou não na empresa

04. Defina o endereço que será sede da empresa

Além da definição do formato jurídico que comentamos acima, ao encaminhar para registro o Ato Constitutivo - documento que cria a empresa e que é chamado como contrato social da empresa -, é necessário fazer uma consulta de viabilidade, ou seja, a busca de informações junto aos Órgãos de registro e licenciamento quanto a possibilidade do uso do nome empresarial escolhido, bem como a compatibilidade do local que servirá como sede com as atividades da empresa. Em alguns casos, o endereço da sua empresa poderá ser o próprio endereço da sua residência.


TEMA DE CASA:

  • Definir o endereço que servirá como sede da empresa



05. Reúna os documentos necessários

Além das respostas dos "temas de casa" que listamos acima, é importante comparecer munido da lista de documentos abaixo. Essa lista vai variar conforme o tipo de negócio escolhido para operar no mercado, se há sócio(s) ou não, o ramo de atuação, entre outros itens. No caso de uma sociedade, será importante definir a porcentagem de participação de cada sócio.

DOCUMENTOS DE CADA SÓCIO:

  • Cópia simples da Carteira de Identidade e CPF ou Habilitação

  • Cópia do Titulo de Eleitor ou Cópia Imposto Renda

  • Comprovante de Endereço residencial (conta de luz ou água)

  • Cópia da certidão de casamento (quando for o caso)

INFORMAÇÕES PESSOAIS COMPLEMENTARES:

  • Número de inscrição no INSS ou PIS

  • Certificação Digital e-CPF para cada um dos sócios (não possui, fale conosco)

DOCUMENTOS DO LOCAL:

  • Cópia do Documento do Imóvel ( Contrato de locação, compra e venda ou escritura)

  • Cópia do Carnê de IPTU


E quando eu devo formalizar?

Você só deve formalizar a empresa quando iniciar suas atividades. Antes disso, é importante fazer um planejamento, considerando todas as informações e situações que envolvam o negócio, seu produto/serviço, onde irá atuar, público que será atendido, estratégias de divulgação, etc. Se você já estiver em funcionamento pare um pouco, pense sobre esses itens e a hora de formalizar é agora!

Consulte uma empresa de contabilidade para avaliar qual o melhor formato para abrir a sua empresa. Nossa equipe está à disposição para atender você! Fale com a gente clicando aqui.




ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções