Contex Digital
5 passos para formalizar o seu negócio
Ter a sua empresa devidamente registrada é existir no mundo corporativo, ter um nome e número que o identifique. Na verdade, é mais do que isso, é estar em acordo com a legislação, abrindo portas para conseguir parcerias, segurança para a pessoa física do empreendedor, acesso a serviços financeiros com taxas mais vantajosas e possibilidades de subsídios do poder público. Sem a formalização não é possível comprar de fornecedores atacadistas, por exemplo, que exigem a Pessoa Jurídica, ou vender para o setor público e também outras empresas. Importante: o potencial de crescimento da sua empresa aumenta bastante.
Formalizar o seu negócio é mais fácil do que você imagina! Você já pensou em formalizar o seu abrindo uma empresa de verdade? Confira cinco passos importantes para realizar esse procedimento:
01. Defina o nome empresarial
Talvez a parte mais fácil e não menos importante, seja a definição de um nome para a sua empresa. Pense em 3 (três) nomes empresariais e elenque eles por prioridade, pois caso algum deles não seja possível, você ainda terá outras duas opções na hora do registro.
TEMA DE CASA:
Escolher 3 (três) nomes para a empresa
02. Faça um planejamento e relacione as atividades e faturamento da sua empresa
Empresas que estão começando podem ser enquadradas em um dos 3 (três) regimes tributários existentes, quais sejam, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O que vai influenciar na escolha do regime tributário são as atividades da empresa e/ou o faturamento mensal dela. Por isso, o melhor profissional para ajudar com essa definição é o contador, mas é importante que você liste quais atividades pretende exercer com a empresa e qual será o faturamento estimado do seu negócio.
TEMA DE CASA:
Listar as atividades que a empresa irá exercer
Estimar o faturamento mensal da empresa

03. Defina o formato jurídico da empresa
Calma, parece difícil, mas nós vamos te ajudar com isso. Para escolhermos o melhor formato jurídico é importante você responder a seguinte pergunta: vai ter sócios ou não? Você não mais precisa ter um sócio somente para garantir que tenha responsabilidade limitada, pois o ordenamento jurídico brasileiro já criou uma alternativa para isso.
Atualmente, existem os seguintes formatos jurídicos:
- MEI: Microempreendedor individual
- EI: Empresário individual
- Sociedade unipessoal com responsabilidade limitada
- EIRELI
- Ltda.: Sociedade Limitada
- SA: Sociedade Anônima
TEMA DE CASA:
Definir se terá sócio ou não na empresa
04. Defina o endereço que será sede da empresa
Além da definição do formato jurídico que comentamos acima, ao encaminhar para registro o Ato Constitutivo - documento que cria a empresa e que é chamado como contrato social da empresa -, é necessário fazer uma consulta de viabilidade, ou seja, a busca de informações junto aos Órgãos de registro e licenciamento quanto a possibilidade do uso do nome empresarial escolhido, bem como a compatibilidade do local que servirá como sede com as atividades da empresa. Em alguns casos, o endereço da sua empresa poderá ser o próprio endereço da sua residência.
TEMA DE CASA:
Definir o endereço que servirá como sede da empresa
05. Reúna os documentos necessários
Além das respostas dos "temas de casa" que listamos acima, é importante comparecer munido da lista de documentos abaixo. Essa lista vai variar conforme o tipo de negócio escolhido para operar no mercado, se há sócio(s) ou não, o ramo de atuação, entre outros itens. No caso de uma sociedade, será importante definir a porcentagem de participação de cada sócio.
DOCUMENTOS DE CADA SÓCIO:
Cópia simples da Carteira de Identidade e CPF ou Habilitação
Cópia do Titulo de Eleitor ou Cópia Imposto Renda
Comprovante de Endereço residencial (conta de luz ou água)
Cópia da certidão de casamento (quando for o caso)
INFORMAÇÕES PESSOAIS COMPLEMENTARES:
Número de inscrição no INSS ou PIS
Certificação Digital e-CPF para cada um dos sócios (não possui, fale conosco)
DOCUMENTOS DO LOCAL:
Cópia do Documento do Imóvel ( Contrato de locação, compra e venda ou escritura)
Cópia do Carnê de IPTU

E quando eu devo formalizar?
Você só deve formalizar a empresa quando iniciar suas atividades. Antes disso, é importante fazer um planejamento, considerando todas as informações e situações que envolvam o negócio, seu produto/serviço, onde irá atuar, público que será atendido, estratégias de divulgação, etc. Se você já estiver em funcionamento pare um pouco, pense sobre esses itens e a hora de formalizar é agora!
Consulte uma empresa de contabilidade para avaliar qual o melhor formato para abrir a sua empresa. Nossa equipe está à disposição para atender você! Fale com a gente clicando aqui.
