• Contex Digital

7 documentários que todo empreendedor deveria assistir

Atualizado: Out 8

Inspiração, exemplos, busca por ideias. Sempre é possível aprender algo com a história de quem teve um negócio, passou dificuldades, venceu crises e conseguiu ter sucesso. Como o final de semana está se aproximando, a gente sugere sete documentários que são essenciais para quem quer empreender ou já tem a sua empresa. São histórias reais e inspiradoras.

Confira a seleção e aproveite para aprender com eles:


American Experience: Henry Ford

Apresenta o retrato fascinante de um garoto de fazenda que subiu da obscuridade para se tornar o mais influente inovador americano do século XX. Suas criações vão desde o carro mais bem-sucedido da história, o Modelo T, ao inovador salário de cinco dólares por dia, inaugurando o mundo moderno como o conhecemos.



Brinquedos que marcaram época

A série documental da Netflix mostra a história por trás dos brinquedos de sucesso no mundo todo. São apresentadas entrevistas com os produtores, criadores dos produtos, além de fãs e colecionadores, mostrando mais do que a criação do brinquedo mas também o contexto histórico no qual está inserido.




Vai que Dá: a cara das startups brasileiras

Com seis episódios, o filme retrata a trajetória de seis brasileiros fora do comum, que dedicam a sua energia à construção de empresas de tecnologia como uma forma de desentravar diferentes áreas do conhecimento e, com efeito, transformar o mundo, compartilhando seus valores, motivações e do que é feito o seu sonho.



Jiro Dreams of Sushi

Retrata a história de obsessão pelo ofício do mestre sushiman Jiro Ono, que há 75 anos dedica a sua vida em busca do “sushi perfeito”.




Steve Jobs: o homem e a máquina

O documentário examina a vida e o legado de Steve Jobs, reverenciado por muitos como um gênio ou como tirano. Usando entrevistas com pessoas próximas a ele em diferentes fases da vida, há uma busca de capturar a essência de Steve Jobs e os valores dele que moldaram a cultura do Vale do Silício.



The Director: uma criadora na Gucci

Marca consagrada no meio da moda, a Gucci passou por situações difíceis e perdeu grande influência. No entanto, acabou ganhando fôlego com a entrada da diretora de criação italiana Frida Giannini em sua equipe. Seu trabalho ultrapassou o mundo das passarelas: a profissional combina diferentes influências criativas e é uma das únicas mulheres a liderar uma grande empresa de moda.



WalMart: O Custo Alto do Preço Baixo

O filme apresenta a face pouco conhecida e desfavorável das práticas comerciais da rede de supermercados WalMart. São entrevistas com ex-empregados, ex-gerentes, proprietários de pequenos negócios familiares que faliram em razão da concorrência 'desleal' do WalMart.



Sabemos que existem vários documentários e escolhemos aqui alguns de áreas bem distintas e com lições pontuais. Já assistiu algum destes? O que achou? Tem mais alguma indicação?

ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções