Lucas Schnorr
Como calcular o capital de giro
Atualizado: 29 de jul. de 2019
Muitas vezes os empreendedores sabem da importância do capital de giro para alavancar seus negócios, mas será que eles sabem realmente como calcular a necessidade de capital de giro para sua empresa crescer e dar lucros?

Em primeiro lugar, o empresário precisa definir quais são os custos fixos de sua empresa, como folha de pagamento, impostos, transporte e aluguel. O segundo passo é definir em quantas vendas irão gerar uma receita que possa cobrir todas estas despesas e gerar lucro condizente com a qualidade e a quantidade do serviço realizado.
Neste caso, o estoque precisa de uma atenção especial, pois muitas vezes se torna um capital imobilizado dentro da empresa. O capital de giro ideal seria aquele que suportasse seis meses de despesas fixas e de estoque até o negócio gerar lucro.
Basicamente, a necessidade capital de giro corresponde à seguinte fórmula:
“Valor das Contas a Receber” + “Valor em Estoque” – Valor das Contas a Pagar.
Por exemplo, se as suas contas a receber somam o valor de 50 mil reais e seus estoques geram uma despesa de 20 mil, você deve tomar os dois resultados e subtrair o valor das contas a pagar, que pode ser de 15 mil.
Ou seja, a necessidade do capital de giro do seu negócio é de 55 mil reais por mês!
Fonte: blog.contaazul
E você? Qual é a dica dessa lista que você já usou e fez toda a diferença na sua empresa? Deixe sua experiência nos nossos comentários. Para acompanhar dicas para sua empresa, siga-nos no Instagram ou curta nossa página no Facebook.