• Lucas Schnorr

Como calcular o capital de giro

Atualizado: 30 de Jul de 2019

Muitas vezes os empreendedores sabem da importância do capital de giro para alavancar seus negócios, mas será que eles sabem realmente como calcular a necessidade de capital de giro para sua empresa crescer e dar lucros?



Em primeiro lugar, o empresário precisa definir quais são os custos fixos de sua empresa, como folha de pagamento, impostos, transporte e aluguel. O segundo passo é definir em quantas vendas irão gerar uma receita que possa cobrir todas estas despesas e gerar lucro condizente com a qualidade e a quantidade do serviço realizado.


Neste caso, o estoque precisa de uma atenção especial, pois muitas vezes se torna um capital imobilizado dentro da empresa. O capital de giro ideal seria aquele que suportasse seis meses de despesas fixas e de estoque até o negócio gerar lucro.

Basicamente, a necessidade capital de giro corresponde à seguinte fórmula:

“Valor das Contas a Receber” + “Valor em Estoque” – Valor das Contas a Pagar.


Por exemplo, se as suas contas a receber somam o valor de 50 mil reais e seus estoques geram uma despesa de 20 mil, você deve tomar os dois resultados e subtrair o valor das contas a pagar, que pode ser de 15 mil.

Ou seja, a necessidade do capital de giro do seu negócio é de 55 mil reais por mês!


Fonte: blog.contaazul


E você? Qual é a dica dessa lista que você já usou e fez toda a diferença na sua empresa? Deixe sua experiência nos nossos comentários. Para acompanhar dicas para sua empresa,  siga-nos no Instagram ou curta nossa página no Facebook.

ENTRE EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

  • Branca Ícone Instagram

 falecom@contexdigital.com   |  (51) 3543-8700   |   Rua Gustavo Lauck, 167, Parobé, RS

Uma empresa do Grupo Contex Brasil em conjunto com SER Soluções