• Contex Digital

Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo

Muitas vezes quando a meta da empresa é vender mais, naturalmente surge a ideia de que é preciso conquistar novos clientes. Mas, antes disso, afirmamos que a solução para vender mais está muito mais perto do que você imagina! Você já pensou que vender para quem já é seu cliente é mais fácil e, inclusive, mais barato?


Invista no relacionamento com quem já é seu cliente, atenda-o com cordialidade, importe-se verdadeiramente com ele. Fidelizando o consumidor, fazendo com que ele goste, admire e sinta-se seguro em comprar/negociar com a sua empresa, o processo de recompra é natural. É bom para ele, que estará seguro, e para a empresa, que vende mais.


Para ajudar sua empresa, indicamos algumas ações importantes e que funcionam muito bem nessa estratégia:


Crie uma experiência única

É possível criar uma experiência marcante e inesquecível alinhando e organizando os processos, tornando-os mais completos. É fundamental manter os padrões no atendimento e na postura com o cliente.

Consumidores felizes com o atendimento e a entrega tendem a voltar por conta própria por lembrarem da experiência positiva que viveram.


Tenha métricas de satisfação do cliente

Há diversas formas de medir a satisfação do consumidor. Priorize saber como foi o antes e durante o processo de compra, assim como o pós. Ouça o seu cliente e entenda o que não o agradou, caso aconteça, buscando melhorar.

Quanto mais satisfeito o cliente estiver, mais chances de ele voltar – além de indicar – o seu negócio.


Esteja presente após a venda

A venda não acaba na efetivação dela. Procure conhecer seu cliente e se faça presente na vida dele não apenas oferecendo produtos que ele consome ou descontos, mas também em momentos importantes de sua vida. Brindes personalizados, condições especiais, exclusividade para saber em primeira mão são algumas das ações de relacionamento que podem contribuir muito para surpreender e fidelizar o cliente.


Construa valor no seu produto ou serviço

Faço-o lembrar que você existe evidenciando o seu valor. Se ele já consumiu e sabe que vale a pena, já está a um passo de reconhecer o seu valor. Produtos e serviços que transmitem qualidade, segurança e satisfação tem o reconhecimento automático dos consumidores.

Foco no cliente: entregue o melhor que puder e surpreenda sempre.


Automatize processos

Tenha uma forma estruturada e padrão para atendimento, pós-venda e relacionamento com o cliente... Com as informações de como e quando fazer cada item, garanta que sejam executadas todas as etapas determinadas, assim gerando sempre uma experiência positiva. Conheça o seu cliente através de dados e, com os processos bem organizados, esteja sempre próximo e atento a ele.


Essas dicas foram úteis para você? Então compartilhe com algum amigo empresário para ajudá-lo ou caso você as coloque em prática no seu negócio, nos conte como estão os resultados.